MARINA, MARINA, VOCÊ NOS VENDEU
Por Ana Paula Romão (Educadora)
Por Renato Uchôa (Educador)
A questão é simples. Em pouco menos de duas décadas 35 milhões de brasileiros foram resgatados dos grotões. As pontes deixaram de hospedar, as margens da morte também. Por viverem em situação próxima ou na pobreza extrema. Não catam feijão no lixo. O álbum consta na poeira da história. E falta muito ainda a fazer. Como falta. Existe um pouco de verdade na angústia de parte da população. Acredita que o PT, PC do B e “aliados genéricos”, o governo Lula/ Dilma precisa avançar. Diferentemente da outra parte rancorosa, que explode bomba de ódio e exclusão para todos os lados. Miséria provocada por aqueles vestidos de santos. Bíblia na bolsa, cruz no ponto pra enterrar no peito do orgulho do povo brasileiro e suas conquistas.
E não são poucos os cães ao redor. Travestidos de santos. Maquiados pela imprensa marrom. No topo, como a mais venal do mundo. Imune ao alho e água benta. A Cruzada vai jogar a última cartada tentando roubar dois mandatos: O de Dilma e o de Lula em 2018. Querem voltar a desgovernar o Brasil. Implantar um Tribunal da Santa Inquisição Moderno já em experiência com o juiz Moro, pelo avesso. Marina como a juíza mais retrógrada, preconceituosa, fundamentalmente contra os direitos das minorias. Ao contrário do que possa parecer, contra também a maioria. E olha que ela tem preparo em um quesito: o ódio mortal ao PT. E veio de lá. Obtusa, autoritária como ministra. Dispersiva, alheia ao trabalho de equipe. Personalista, não aceitou não ser escolhida pra substituir Lula.
Não poderia, pela visão medieval portadora no íntimo e pela insuficiência de conhecimentos sobre a complexidade da sociedade brasileira. Eles e elas têm caras limpas por fora. E por dentro um turbilhão de ódio, preconceitos, desejos mórbidos de continuar a saga histórica de humilhar as camadas subalternas. A “burra” encheu por séculos de exploração. Lotada de ouro e dólares. Sentem-se ameaçados. A “santa” Marina veio da luta, viu Chico Mendes morrer covardemente e, agora, se alia com os que o mataram “indiretamente”. São os mesmos que assassinaram brutalmente a sindicalista Margarida Maria Alves na Paraíba. Matam em todos os estados. Marina sai do casulo e transforma-se na intelectual (in) orgânica empregada das elites. Financiada pelos banqueiros, “banqueiros da fé”, grandes empresas nacionais e internacionais, no credenciamento para quebrar o Brasil novamente. Têm o apoio da imprensa falada, muda e escrita, E tudo o mais. Que tudo mais vá para o inferno (PT, PC do B e partidos aliados), é o que a elite deseja com Marina pra você e ao povo brasileiro.
Moradia para não menos de 10 milhões de pessoas que agora têm casa própria. Um lar, por mais simples que possa parecer. Não dormem em casa de papelão. Uma evolução na questão educacional com um crescimento de décadas comparado aos coronéis de farda engomada e doutores de Sorbonne, Oxford, Harvard, alguns bestas comprados da USP, e outros mais. Desgovernaram o país antes de Lula/Dilma, não menos de cinco séculos. E querem novamente fazer o 2º leilão do país. Entregar o que foi salvo. Cruzada para recriar os porões da ditadura, soltando os assassinos covardes que defenderam o regime militar e pensam em voltar a matar, torturar e esconder os corpos. Os EUA estão financiando golpes no mundo inteiro. A fundo perdido.
E não é pouco, um aumento para 10 milhões de estudantes que tiveram acesso as Universidades Públicas (18 construídas e quase 400 novos Campi). Na Alemanha (e nos países desenvolvidos), para longe o modelo, tradicionalmente o ensino técnico tem um status. Diferente do aspecto dual. Ainda perdura. No Brasil, como educação para os filhos dos outros. Não menos de 442 escolas técnicas, para propiciar um ensino de qualidade e contribuir como um elemento fundamental no desenvolvimento econômico. Quadro que mudou a partir de 2002. Vale o registro, em um século as elites brasileiras construíram apenas 140 escolas. O Brasil em poucas décadas será a 5ª economia do mundo. Se aproximando de mais de 10 milhões de alunos inscritos no Pronatec. ProUni para todos. Não menos de 60 milhões de brasileiros atendidos com educação e respeito pelo Programa Mais Médico. Ao contrário do Menos Médicos, que grande parte se comporta como lagartas na folha e não cumpre os plantões nos hospitais e postos de saúde do país. É verdade, os estados e municípios são relapsos em quase tudo. Muito mais, 25% dos royalties destinados à saúde, 10% do PIB pra educação, 75% dos royalties do petróleo para a educação (Sem considerar ainda a destinação do Pré-Sal).
ProUni, Bolsa Família, Ensino Técnico, Cotas, Pronatec, Minha casa, Minha Vida, Rede Cegonha, Brasil sem Miséria, Programa de Aceleração do Crescimento, Pré-Sal, Brasil Carinhoso, modernização dos aeroportos, rodovias, ferrovias, mobilidade urbana e milhares de obras de norte a sul, leste a oeste. Quase bilhões de dólares de Reserva, em plena crise internacional. É a população brasileira consciente dos avanços. De quebra enviar a elite brasileira e Marina para o lixo da história. Marina, Marina, você nos vendeu. Necas para o povo. A riqueza do país ela quer para dona Neca do Itaú. Para milhares de empresas. Querem acabar com as inúmeras conquistas do povo brasileiro. Vai encarar, vai deixar? Mané